quarta-feira, 7 de outubro de 2015

XANDU E XANDUZINHA


Por Sálvio Siqueíra











                                          Naquele tempo, era bastante comum a realização de casamentos entre pessoas da mesma famílias. Muitas razões levavam para que isso acontecesse, como por exemplo, o não entrar, na família, aquelas pessoas que andavam a procura de 'dotes', grau de poderio econômico e por aí vai com outras, e outras... Certas famílias estão tão entrelaçadas que deixam sua árvore genealógica complexa para o entendimento.

                                         Com os casamentos consangüíneos, que tornaram-se eram corriqueiros, e o número de filhos bastante elevado, deixaram ou fizeram com que os homônimos existissem, ou mesmo ainda existam, em quase todo lugar.


                                          Ao ler textos sobre a história do município, vez por outra deparava com "´cabôco´ Marcolino, cunhado de Zé Pereira". E em outras ocasiões, "Zé Pereira, tio do ´cabôco´ Marcolino". Concomitantemente, percebi-se a existência de duas Xandus. 
                                          

                                          Chegamos então, a seguinte conclusão: o “coronel” Marcolino Pereira casou com Águida de Andrade ("Sinhá" Águida), a união gerou Zé Pereira e Doninha. Esta enamorou o “coronel” Marçal Florentino Diniz e teve os filhos Xandu e Marcolino Diniz. Este se uniu a outra Xandu, filha do "major" Floro, que, num episódio famoso ocorrido em meados de 1930, foi capturada durante a invasão na Fazenda Patos pela volante do sargento Quelé, encarcerada na própria residência e resgatada à bala pelos "soldados" de Zé Pereira, comandados por Marcolino Diniz.

                                             Ficando, mais ou menos assim:  Zé Pereira é irmão de Doninha, que é mãe de Marcolino Diniz, que é irmão de Dona Xandu, que firmou matrimônio com Zé Pereira. Assim, realmente, este é tio do ´cabôco´, que também é seu cunhado. Além disso, o "coronel" Marçal é ao mesmo tempo cunhado e sogro de José Pereira e o "coronel" Marcolino e "Sinhá" Águida são avôs e bisavôs de Aloysio e Luizinha. Ufa.



                                           Zé Pereira casou-se com a própria sobrinha, Xandu. "Dizem que ele foi dar uma de alcoviteiro para um amigo e acabou envolvendo-se com a moça".





                                       Na cidade de Princesa Isabel, no Estado da Paraíba, também ocorreram fatos idênticos com uma das famílias mais importantes e conhecidas na história. Trata-se, nada mais nada menos, da família do todo poderoso Coronel Pereira Lima.





Marcolino Pereira Lima






                                 A imagem logo acima é um registro do Sr. Marcolino Pereira Lima - pai de José Pereira Lima, chefe político e prefeito de Princesa, além de deputado estadual. Com sua morte em 11/09/1905, José Pereira assumiu a chefia da família e da política local." Avô, por parte de pai, e bisavô, por parte de mãe, de Aloysio Pereira".

 

                                                           Marçal Florentino Diniz

FONTE: LIMA, Aloysio Pereira. Princesa 1884/1984: José Pereira, a chama ainda acesa. Série IV Centenário. João Pessoa: A União, 1984.

                                            O Sr. do registro fotográfico acima, é Marçal Floretino Diniz, pai de Dona Alexandrina, Dona Xandu, esposa de José Pereira Lima, sendo assim, Marçal F. Diniz era cunhado e sogro do cel. José Pereira. 


                                                 Alexandrina Pereira Lima - Dona Xandu

                                             

FONTE: LIMA, Aloysio Pereira. Princesa 1884/1984: José Pereira, a chama ainda acesa. Série IV Centenário. João Pessoa: A União, 1984



                                              A senhra do registro fotográfica acima, é a Dona Alexandrina Pereira Lima, Dona Xanduzinha, que era esposa do coronel José Pereira Lima. Segundo a fonte, esse registro foi capturado muito tempo depois da união entre ela e o coronel Zé Pereira, que também era seu tio.

                                              Outros autores já identificam a senhora do registro acima como sendo Xandu, esposa do caboclo Marcolino. Que foi sequestrada pelo sargento Quelé, durante "A Revolta de Princesa", mantendo-a, junto a outras mulheres, como refém no casarão da Fazenda Patos, com a intenção de fazer o coronel José Pereira ceder.  


                                                     Marcolino Diniz - "O Caboclo Marcolino"

                                                  

                                                   Esposo de Xanduzinha, o Sr. do registro fotográfico acima, Marcolino Diniz, que foi imortalizada na música de Humberto Teixeira, cantada por Luiz Gonzaga, "Xanduzinha", e era, também, cunhado do coronel José Pereira.



                                                 Marcolino Diniz - "O Caboclo Marcolino" 

 

                                                 Marcolino Diniz - o ´cabôco´ Marcolino, trocou a faculdade e os bois zebus pelo fuzil,as balas e o punhal. Tendo, depois de tudo, como única recompensa o amor de Xanduzinha.

                                                 No registro fotográfico acima, ele, o Caboclo Marcolino, aparece já bem idoso e cego de um olho, sequela da "Revolta de Princesa' de 1930.


                                                         Coronel José Pereira Lima
                                                    
                                                     blogdomendesemendes.blogspot.com


                                                 Abaixo, veremos um cronograma, realizado por Mardson Medeiros, no qual vemos um pouco da árvore genealógica da família do coronel José Pereira de Princesa:



FONTE CONSULTADA: MARIANO, Paulo. Princesa Antes e Depois de 30. João Pessoa: EGN, 1991. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário