quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O COMEÇO DE TUDO 

 

Por Sálvio Siqueira


                                  No município de Santo Antão, hoje Vitória de Santo Antão, no Estado de Pernambuco, na localidade denominada Glória do Goitá,  no ano de 1751 nasce uma criança com um destino incerto e obscuro. Dão-lhe o nome de José Gomes. Filho de  Joaquim ou Eugênio Gomes e de dona Joana Gomes. O pai de José Gomes era um homem mal e cruel que cedo ensinou o filho a arte violenta de matar e sangrar as pessoas indefesas apenas por puro prazer. José Gomes conheceu a trilha do crime através do seu genitor que cedo o ensinou a usar o clavinote, deixando um rastro de morte e destruição por onde passava.   

                                         Era apenas um bandido cruel e sanguinário que entrou na vida do crime influenciado pelo patriarca de sua família. Juntando-se ao pai, e a um negro chamado Teodósio, conseguem a liderança de um grupo de bandidos que, a partir do ano de 1775, passam a aterrorizar os arredores da cidade do Recife, principalmente na região do Cabo. Surge aí o primeiro grupo de cangaceiros de que temos conhecimento. Tendo como chefe o terrível José Gomes que, por ter os cabelos longos e cacheados, recebe  a alcunha de 'Cabeleira'. 

                                           Cabeleira foi um homem do mal, não escolhia suas vítimas e não tinha para si um código de ética e de conduta. Matava por matar e roubava por roubar. No município de Pau D'alho - PE, mais propriamente no Engenho Novo, isso no fim do ano de 1785, o capitão-mor das Ordenanças de Itamaracá, Cristóvão de Holanda Cavalcanti, consegue prendê-lo, juntamente com seus cabras. A real Junta Criminal da Capitania de Pernambuco o condena, e também a seu pai, a sentença de morte pela forca. Aos 28 dias do mês de março de 1786, no Forte das Cinco Pontas, na cidade do Recife, é executada a sentença.

Fonte
tudosobreocangaco.blogspot.com
Irmão, José B. L.,"Lampião- a Raposa das caatingas, 2ª edição, Salvador - 2014

Foto
   www.onordeste.com

6 comentários:

  1. PARABÉNS AOS CRIADORES DESSE BLOG....É,MAIS UM QUE SE SOMA PARA O ESTUDO DA CULTURA NORDESTINA..
    Abs..Volta Seca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre uma honra receber o apoio de ilustres pesquisadores. Muito obrigado.

      Excluir
  2. Conhecendo o princípio da história! Parabéns! Excelente fonte de estudo e pesquisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começamos a engatinhar na trilha da história que tanto amamos. Vamos tentar, juntos a pessoas que muito sabem, assim como você, levar um pouco de conhecimentos aqueles que tanto gostam. Obrigado.

      Excluir